X

A ÉTICA ESPÍRITA

Por encadear uma doutrina filosófica, o Espiritismo tem um caráter ético eminente. O painel de Altivo Ferreira sustenta-se nesse raciocínio. A palestra integrou o 4º Congresso Espírita Mundial (CEM). O encontro foi realizado em Paris, em 2004. Ele fez parte das comemorações dos 200 anos de nascimento de Allan Kardec. O registro do evento é uma produção da Versátil Vídeo Spirite.

Altivo era vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) à época do congresso. Após sete décadas dedicadas à Doutrina, veio a desencarnar em 2016. Toda a experiência como estudioso e dirigente é atestada neste vídeo. Aqui, ele promove um diálogo rico entre a ética filosófica clássica e a judaico-cristã.

Sua exposição culmina com a Codificação Espírita. Distinguindo ética de moral, explica por que a Terceira Revelação constitui uma referência comportamental específica. O destaque reside nas Leis Morais. Elas estão expostas em O Livro dos Espíritos. Mas a discussão prossegue na quarta parte da obra. É nesse parte que Kardec concentra as questões sobre a perfeição moral.

Oceano Vierira:
Leave a Comment