X

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

Uma verdadeira aula de filosofia espírita da dra. Marlene Nobre no 4° Congresso Espírita Mundial. O encontro foi realizado em 2004, em Paris. O pano de fundo foram as celebrações do bicentenário de Allan Kardec. Participaram representantes de instituições de diversos países. O registro é uma produção da Versátil Vídeo Spirite.

O vídeo é também uma chance de relembrar dra. Marlene em ação. Ela desencarnou em 2015. Sua trajetória foi de dedicação à abordagem espiritual da saúde. Na década de 1990, liderou a fundação da Associação Médico-Espírita (AME) Brasil.

E, nesta conferência, a médica desenha uma linha do tempo do pensamento ocidental. Assim, apresenta o contexto no qual nasceu o Espiritismo. Século de luzes, de racionalidade, mas refratária à crença e à devoção a Deus.

Coube a Kardec lançar as bases da fé raciocinada. Seu ponto de partida foi o método experimental científico na relação com mundo espiritual. Foi assim que o Codificador estruturou a Doutrina. Entre os fundamentos estão a imortalidade da alma, a pluralidade dos mundos habitados, a moral cristã e a Criação divina. Dra. Marlene descreve os princípios homenageando o professor Rivail.

Oceano Vierira:
Leave a Comment