X

PERDÃO, AUTOPERDÃO E CONVIVÊNCIA

Para onde você olha? Em que lugar nos colocamos quando julgamos? Esses e outros incômodos questionamentos fazem parte da palestra de Ana Tereza Camasmie. Ela ocorreu em 2013, no 29º Congresso da Federação Espírita de Goiás (Feego). A proposta da psicóloga e conferencista é apresentar a necessidade de reconciliação. O ponto de partida é o convite de Jesus: “reconcilia-te com teu adversário enquanto estás a caminho com ele”.

Se o inimigo é outra pessoa, se é um parente, o pai ou a mãe, não importa! Aliás, ele pode estar dentro de nós! Estamos todos nos aperfeiçoando em jornada. A experiência na Terra é para esse aprimoramento. Perdoar faz parte da vida. E o perdão tem que ser oferecido porque dele todos necessitamos.

Ana Tereza convida os participantes do encontro a tentarem ampliar o alcance do olhar. Essa é uma atitude de empatia. Deve-se buscar compreender as razões do autor da ação que nos magoou. A posição de vítima estritamente inocente é imatura. E o caminho do perdão vai do egoísmo à gratidão, nos ensina Joanna de Ângelis. A expositora propõe um exercício de reconciliação emocionante ao fim do estudo.

Ananias:
Leave a Comment