X

ABORTO TERAPÊUTICO

Aborto é uma temática controversa em qualquer contexto. Contudo, o recorte deste estudo é bem delimitado. Thaís Stephanie Santos explica o que é o aborto terapêutico. É um conceito que, aparentemente, soa contraditório. Mas a médica explica por que não é. A palestra fez parte do curso de princípios básicos médico-espíritas. Ele é promovido pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

Em alguns casos, a interrupção da gestação é a única alternativa para resguardar a vida da mãe. Apenas neste caso se aplica o conceito terapêutico. Ele está previsto no artigo 128 do Código Penal. Thaís admite que situações tão extremadas são raras. Mas existem e são criteriosamente atestadas por uma junta médica. Um exemplo é de cardiopatia grave, em que as alterações físicas resultam em risco para a gestante.

Qual a leitura espírita desse tipo de situação? A conferencista lembra que o Espírito associa-se ao corpo desde a fecundação. No entanto, ampara-se na Codificação para referendar a interrupção em caso de verificado risco para a mãe.

Associação Medico-Espírita de MG:
Leave a Comment