X

NEUROFISIOLOGIA E ESPIRITISMO

Neste estudo, a Associação Médico-espírita de Minas Gerais (Amemg) volta a promover um rico encontro entre a ciência e o Espiritismo. O tema, desta vez, é a neurociência. A associação temática é inovadora. E é ampla a abordagem oferecida pelo neurologista Leandro Santos Franco.

Na primeira parte da apresentação, ele faz uma revisão sobre a estrutura anatômica do cérebro. A descrição é útil para a apreensão da sequência da palestra. O médico aborda a antiga e ainda controversa relação entre cérebro e mente. Evidências científicas e relatos de quase-morte corroboraram com a noção espírita de que a mente controla o aparelho nervoso e sobrevive a ele.

Por fim, Franco relembra a teoria do cérebro triúno. Ela foi apresentada na medicina em 1970. Porém, em 1947, André Luiz a descreveu em No Mundo Maior, pela psicografia de Chico Xavier. Nosso aparelho preserva as etapas da trajetória evolutiva do corpo humano. E pesquisas apontam que sistemas de prazer e recompensa em diferentes áreas são ativadas a depender do tipo de comportamento virtuoso praticado.

Ananias:
Leave a Comment