X

O EVANGELHO E O PROFISSIONAL ESPÍRITA

Dentre as propostas da Doutrina Espírita para o indivíduo, a reforma íntima é das mais mencionadas em obras e conferências. Mas, afinal, de que ela trata? Por que é importante? Como operá-la?

Ciro Dafia fornece algumas diretrizes neste estudo. Ele se baseia especialmente em uma obra sobre o tema da autora espiritual Ermance Dufeaux. A aula conclui um ciclo de formação do curso de princípios básicos da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

O programa de estruturação de valores individuais constitui um esforço permanente. O roteiro é o Evangelho. E o médico faz referência a algumas lições de Jesus ao longo de sua fala.

O primeiro passo está no autoconhecimento. Saber identificar as próprias emoções e da necessidade de direcioná-las representa uma excelente ferramenta para qualquer relacionamento. E isso inclui, claro, a relação do profissional de saúde com os pacientes.

Se a reforma íntima depende de se conhecer, trata-se de uma construção dolorosa. Mas Ciro faz um importante alerta. Esse processo não exige sofrimento, martírio, culpa ou autocensura. Como pode ser possível?

Ananias:
Leave a Comment