X

O JOVEM E OS DESAFIOS ATUAIS – PARTE 02

Dr. Roberto Lúcio de Souza trata de três temas na segunda parte de sua palestra. E eles se entrecruzam por desafiarem a saúde espiritual dos jovens. O psiquiatra fala da viciação em drogas, da mediunidade e da religiosidade.

Esta aula fez parte do curso de princípios básicos médico-espíritas. Ele é ofertado anualmente pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg). Esta temática sobre os desafios para a juventude representa uma atualização do programa.

Amparado na Codificação, o expositor trabalha os conceitos de vício, virtude e vontade. Todas essas potências residem no Espírito. Assim, habita nele tanto a propensão à dependência quanto os meios de evitá-la. Contudo, Roberto Lúcio alerta para o abandono afetivo a que muitos jovens estão submetidos em casa, pelos pais. Esse pode ser um incentivo a buscas equivocadas por compensação.

Sobre a mediunidade, ele recorda que o aflorar da sensibilidade se observa na adolescência. É necessário estar atento para sua ocorrência. Tanto a família quanto as instituições espíritas devem se preparar melhor para acolher e encaminhar essa disposição para o bem.

Adequação também é um imperativo no caso da . Munido de estatísticas, o médico demonstra o quanto, hoje, a juventude brasileira está afastada da prática religiosa. Entretanto, ela constitui meio de proteção social e de saúde.

Ananias:
Leave a Comment