X

TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR ESPÍRITA – O PERDÃO

Uma abordagem honesta, profunda e emocional. Claudita Gallegos reconhece o desafio de tratar de um tema com o qual, pessoalmente, não lida confortavelmente. A saída para tratar do perdão foram duas. A primeira, basear-se na literatura espírita, em especial, na série psicológica de Joanna de Ângelis.

A outra foi provocar o público com casos reais impactantes. Assim, ela afirma seu objetivo de trazer mais perguntas do que respostas. E o saldo são desconstruções, de fato. A psicoterapeuta propõe um duro exercício de empatia para se enxergar vítimas dentro dos algozes e vice-versa.

Ela apresenta o amor, a generosidade e a misericórdia como ferramentas ideais para o exercício do perdão. Já a justiça, a vingança e o julgamento são artifícios rasos. Perdoar é libertador, é quebrar um ciclo de estagnação mútua. Isto é, inevitavelmente, guarda um caráter recíproco, como bem expresso na oração do Pai Nosso. “Perdoai as nossas ofensas como temos perdoado nossos ofensores.”

Esta aula fez parte do curso de princípios básicos médico-espíritas de 2019. Ele é promovido anualmente pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

Ananias:
Leave a Comment