X

ALLAN KARDEC – O EDUCADOR

O documentário apresenta a formação de Hippolyte Léon Denizard Rivail. Mas, principalmente, demonstra como esse processo de robustecimento intelectual foi essencial na missão de Allan Kardec. São a mesma pessoa. Porém, se o codificador da Doutrina Espírita é célebre no mundo, o educador, menos. O filme evidencia a importância de sua instrução cientificista para a formatação da filosofia espírita.

Destaque é a decisiva contribuição de Johann Pestalozzi. Aos 10 anos, Rivail deixou a França para estudar na escola do pedagogo em Yverdon, na Suíça. Seu método inovador de ensino reconhece o protagonismo do aluno na própria formação. Esse princípio é claramente transposto para o Espiritismo. Mais tarde, de volta à terra natal, o jovem professor contribuiu com obras didáticas e tem seus primeiros contatos com fenômenos espirituais.

Toda essa trajetória recebe relevantes comentários de Dora Incontri, doutora em educação e escritora. Ela ressalta o caráter pedagógico do Espiritismo e sua proposta educacional para o espírito. O filme nos conduz por endereços históricos para a Doutrina em Paris, como as residências do codificador e as sedes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

 

Título: Allan Kardec, o Educador

Título original: Allan Kardec, L’Éducateur

País de produção: Brasil, França

Ano de produção: 2005

Gênero: Documentário

Direção: Edson Audi

Elenco: Dora Incontri

Idioma: Português

Áudio: Dolby Digital 2.0

Formato de tela: Widescreen letterbox 1.66:1

Tempo de duração: 53 min.

Região: All

Colorido e Preto e Branco

Oceano Vierira:
Leave a Comment