X

EURÍPEDES BARSANULFO E A EVANGELIZAÇÃO DO ESPÍRITO

A biografia de Eurípedes Barsanulfo impressiona. Mais de um século após seu retorno ao plano espiritual, seguimos tentando compreender como alguém foi capaz de fazer tanto em apenas 38 anos. Professor, jornalista, vereador e farmacêutico homeopata. E, dentro do Espiritismo, orador, dirigente e médium de múltiplas faculdades.

O mistério motivou Cleiton Freitas a se dirigir à cidade onde nasceu e viveu esse grande personagem. Em Sacramento, no Triângulo Mineiro, o cineasta encontrou um legado vivo, especialmente no campo educacional.

O resultado dessa busca é “Eurípedes Barsanulfo e a Evangelização do Espírito”. Para entender essa abordagem pedagógica, o longa apresenta a história de seu criador na parte inicial. Revela seu comprometimento histórico com o Evangelho e sua chegada ao Espiritismo, por meio do tio, Sinhô Mariano. Um marco dessa trajetória é a fundação do Colégio Allan Kardec, em 1907, estimulada por uma mensagem muito especial que ele próprio o psicografou.

Na instituição, o benfeitor lançou as bases da educação do Espírito, método avançado para a época, com turmas mistas, sem castigos e baseado no amor. Este é o foco do documentário, que visitou não só o colégio centenário, como também a Escola Eurípedes Barsanulfo, na mesma cidade.

Os entrevistados, em Sacramento, são Alzira Bessa, dirigente espírita e sobrinha-neta do professor, os educadores Francine e Saulo Amui e Moacyr Camargo, compositor espírita e educador do Allan Kardec. Por vídeo-chamada, participam ainda Michelle Melo e Artur Valadares.

Ananias:
Leave a Comment