X

LUZ DA ESCOLA – DE CLÓVIS E NINA

O documentário da Versátil conta a história de Clóvis Tavares. Missionário do Espiritismo, a trajetória do professor é moldada pela decisiva relação com Nina Arueira. O jovem casal de Campos dos Goytacazes (RJ) militava pelos direitos humanos e pelo comunismo. O interesse da moça vanguardista pelo espiritualismo despertou-se. E, por influência dela, que desencarnou com apenas 19 anos, o noivo conheceu a obra de Allan Kardec.

Nina passou a se comunicar por mediunidade. Assim, orientou Clóvis a fundar, na cidade natal, a Escola Jesus Cristo. Ainda hoje a instituição dedica-se a educar e evangelizar crianças. Foi a partir da perda dolorosa em 1935 que o professor se engajou no trabalho espírita. Escreveu obras como “Mediunidade dos Santos” e “Amor e Sabedoria com Emmanuel”. Traduziu livros de Pietro Ubaldi e foi um dos grandes responsáveis pela difusão das ideias do italiano no Brasil.

A longa amizade com Chico Xavier é destacada no filme. Foi o médium o seu cupido com Hilda Mussa, ex-aluna de Clóvis. Com ela se casou e teve cinco filhos. O primeiro, com uma história especial: Santos Dumont reencarnado.

Oceano Vierira:
Leave a Comment