X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 11

O episódio prossegue o estudo do capítulo “Método”. Esse é o terceiro das “Noções Preliminares” de “O Livro dos Médiuns“. Esta série faz parte do projeto audiovisual Espiritismo e Mediunidade. Seus responsáveis são Marcelo Uchôa e Regina Mercadante.

Em “Método”, Allan Kardec oferece ao leitor linhas de raciocínio que sustentam princípios doutrinários. São subsídios lógicos de convencimento em diálogos. O objetivo dele, portanto, era a divulgação do Espiritismo e a conquista de adeptos esclarecidos. Mas fez uma ressalva quanto aos mais racionais. Antes de convencê-los espíritas, era mais seguro torná-los espiritualistas.

Kardec aponta técnicas de abordagem para cada perfil de interlocutor. Há desde o indeciso simpático ao mais irredutível materialista. Claro, ele sabia do alcance mais ou menos proveitoso da argumentação para cada caso. O desafio era lidar com pessoas cientificistas, presunçosas quanto ao conhecimento material.

Marcelo comenta cada grupo. E fornece exemplos da atualidade. Destaca-se o raciocínio estratégico arguto do codificador.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment