X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 08

O episódio conclui o estudo de “Do maravilhoso e do sobrenatural”. O capítulo é o segundo da abertura de “O Livro dos Médiuns”. Esta série faz parte do projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus idealizadores são Marcelo Uchôa e a esposa, Regina Mercadante.

Na parte inicial da obra, “Noções Preliminares”, Allan Kardec apresenta conceitos. É um esforço teórico que antecede o guia prático. No capítulo estudado aqui, ele refuta as mistificações acerca do mundo espiritual.

No trecho analisado, Marcelo lê e comenta a síntese feita pelo codificador. Alguns tópicos constituem alicerces do Espiritismo. Kardec afirma que “todos os princípios espíritas têm por base a existência da alma”. Declara ainda que os fatos mediúnicos são naturais. Portanto, só se enquadra algo com sobrenatural porque não se conhece suas causas.

“Do maravilhoso e do sobrenatural” parece ter um objetivo. O autor buscou desmistificar a mediunidade. Demonstrou a perfeita adequação do fenômeno às Leis Naturais. E, assim, ao mesmo tempo, rebateu as críticas à nova Doutrina.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment