X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 122

O episódio marca uma nova fase no estudo de “O Livro dos Médiuns“. Marcelo Uchôa passa a realizá-lo em lives, respondendo os internautas ao fim da exposição. O resultado em vídeo segue disponível aqui, na plataforma Espiritismo.TV.

Formato novo, capítulo novo. A série entra no XXVII, “Das Contradições e das Mistificações”. Como indica o título, o conteúdo possui duas partes. E Marcelo dedica este episódio à primeira, com foco nas contradições.

Estamos já no fim da obra. Allan Kardec já havia tratado desse tema anteriormente. Por que duas mensagens de um mesmo benfeitor portam informações que se chocam? Ou ainda, por que dois Espíritos notoriamente elevados parecem se contradizer a respeito de determinado assunto?

O texto trabalha essas e outras abordagens. O codificador, para tanto, se apoia na organização em perguntas e respostas. As causas de uma comunicação mediúnica aparentemente contradizer outra podem ser diversas. A complexidade do intercâmbio, com seus elos e suscetibilidades, guarda tais origens.

Elas podem estar no grupo encarnado, por suas características, ou se tratar de mera questão de linguagem. Considera-se ainda a hipótese do engodo, da manifestação de pseudossábios ou zombeteiros. Como se blindar a esses vários empecilhos? Os benfeitores e Kardec são claros: por meio do estudo.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment