X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 128

A série vem estudando o capítulo “Das Reuniões e das sociedades espíritas”, que se divide em quatro partes. Este é o 29° de “O Livro dos Médiuns“. No episódio, Marcelo Uchôa apresenta os tópicos sobre os “Assuntos de estudo”.

Percebe-se nessa parte final um interesse especial de Allan Kardec. Ele trabalha os temas de forma mais prática, visando a uma aplicação direta. Em alguma proporção, os assuntos já foram tratados anteriormente na obra. Como é o caso aqui.

Em destaque, conforme ressalta Marcelo, o chamado “laboratório do mundo invisível”. O intercâmbio mediúnico é fonte inesgotável de material de estudo. De modo até surpreendente no início do trecho, o codificador afirma ser um erro considerar que “O Livro dos Espíritos” esgotara todo o campo de reflexão filosófica acerca da vida espiritual.

Assim, ele distingue os desencarnados vulgares dos mais elevados, indicando a condução mais proveitosa do diálogo com eles. Fornece ainda um modelo de sessão, passo a passo. E volta a priorizar o conhecimento como finalidade do contato com o mundo imaterial.

Nesse aspecto, Marcelo chama atenção para o último item e o ilustra. Em se tratando de estudo da mediunidade, a presença de um médium no grupo é importante, mas não imprescindível.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment