X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 129

O episódio conclui o capítulo XXIX de “O Livro dos Médiuns“. Nele, Allan Kardec discorre sobre as reuniões e as instituições espíritas. E dividiu o conteúdo em quatro partes. Em respeito à proposta original, Marcelo Uchôa tratou do conteúdo em quatro momentos.

Neste fechamento, o foco está nas “Rivalidades entre as sociedades”. Tratam-se de reflexões e instruções extremamente oportunas para o movimento espírita contemporâneo. E Marcelo, para ilustrar, recheia a apresentação dos tópicos com situações concretas.

O codificador, por certo, parte de seu próprio contexto de nascimento do Espiritismo na Europa. De modo geral, ele destaca a seriedade que deve movimentar os grupamentos. Por esse viés, há espaço para todos eles, que se unem para estudar e promover aquilo que é bom e útil.

Sua postura, em vários pontos, é firme. Alerta para mentores espirituais que geram mais dissensões e posturas estranhas do que convergência. E afirma claramente: quem tem Jesus por guia deve se orientar pelo amor e pela caridade em suas relações. O que se aplica em especial às experiências ligadas à Doutrina.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment