X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 132

A série “O Livro dos Médiuns” encaminha-se para seu término. Marcelo Uchôa abre o estudo do penúltimo capítulo neste episódio. Trata-se de um trecho muito rico e, ainda, curioso.

“Dissertações Espíritas” reúne mensagens espontâneas de diversos benfeitores. Ou seja, o conteúdo não se originou da provocação por perguntas. Ele foi organizado por Allan Kardec em quatro grupos: sobre o Espiritismo, sobre os médiuns, sobre as sociedades espíritas e, por fim, comunicações apócrifas.

Aqui, Marcelo se dedica à primeira porção. As mensagens apontam para o cárater superior e transformador da terceira revelação para o ser humano na sua relação com Deus e com o mundo imaterial. Assinam, entre outros, os santos Agostinho, Bento e Luís, além dos autores Rousseau e Chateaubriand.

Contudo, o último texto do grupo se destaca. Com pequenas alterações, ele acabou publicado também em “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Neste, recebeu a assinatura do Espírito de Verdade, que anuncia seu retorno, assim como viera outrora para o resgate das ovelhas perdidas de Israel. É nele ainda que se encontram os dois mandamentos aos espíritas: amai-vos e instruí-vos. A nota explicativa do codificador acerca dessa comunicação constitui lição inestimável.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment