X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 17

A série se debruça sobre o capítulo 4 de “O Livro dos Médiuns”. “Dos Sistemas” é o último de Noções Preliminares, parte conceitual de abertura da obra. Nele, Allan Kardec apresenta e rechaça as linhas de pensamento contrárias à Doutrina Espírita. São esses raciocínios os sistemas.

O estudo do livro integra o projeto Espiritismo e Mediunidade. Marcelo Uchôa e a esposa, Regina Mercadante, são seus realizadores. Os sistemas começaram a ser descritos no episódio passado. Neste, Marcelo fala de três: loucura, alucinação e músculo estalante. Os primeiros punham os fenômenos mediúnicos na conta das doenças psiquiátricas e dos truques de ilusionismo, respectivamente.

Já o último caso revela o esforço criativo de quem se dedicava a opor-se à nova filosofia. Um médico chegou a atestar anatomicamente qual “a real causa” das pancadas nas mesas durante as reuniões. Seriam os estalos que algumas pessoas conseguem produzir ao deslocar determinado músculo. Seria essa uma explicação mais plausível do que a comunicação entre os planos?

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment