X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 19

A série sobre “O Livro dos Médiuns” prossegue no capítulo 4. Em “Dos Sistemas”, Allan Kardec apresenta as linhas de raciocínio céticas quanto à mediunidade. Ele organizou esses pensamentos, ou sistemas, descreve-os e refuta-os.

O estudo da obra é uma produção do projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus responsáveis são Marcelo Uchôa e a esposa, Regina Mercadante. Neste episódio, são descritos dois pensamentos. O codificador chamou o primeiro de “sistema da alma coletiva”. E o outro, de “sonambúlico”. Têm em comum a concordância de que os fenômenos não se restringem a processos mecânicos. Mas refutam a comunicação com Espíritos.

Segundo o primeiro, a figura tida como médium capta as ideias das pessoas ao redor. Para isso, entra em um transe. No outro, o suposto intermediário, também em torpor, traz do próprio inconsciente pensamentos extraordinários.

Marcelo destaca a elegância respeitosa de Kardec. Contudo, questiona por que esses críticos preferiam defender ideias estapafúrdias a aceitar fatos mais evidentes.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment