X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 26

As mesas girantes são um marco da Doutrina Espírita. Foi o fenômeno que chamou a atenção da sociedade europeia no século XIX. E que, indiretamente, despertou o interesse do professor Rivail.

Mais de dez anos após seus primeiros contatos com manifestações mediúnicas, ele escreveu “O Livro dos Médiuns”. Na parte experimental da obra, Allan Kardec detalhou as diversas formas de mediunidade. E, não por acaso, iniciou a série pelos efeitos físicos. Mais especificamente, tratando das mesas.

Pelo esforço do codificador, o livro estudado aqui dignificou a mediunidade. Essa afirmação é do apresentador, Marcelo Uchôa. Ele e a esposa, Regina Mercadante, são os idealizadores do estudo, que integra o projeto Espiritismo e Mediunidade.

No trecho destacado neste episódio, Kardec descreve uma reunião com mesas. Ele explica passo a passo o que ocorria, a movimentação e as batidas. E também derruba mistificações. O porte físico do médium, as roupas, o clima, a composição dos participantes, nada disso afeta o fenômeno. E Marcelo traz essas observações para a atualidade.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment