X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 27

O estudo de “O Livro dos Médiuns” abre um novo capítulo. Marcelo Uchôa lê e comenta sobre as manifestações inteligentes. Esta série é produzida por ele e pela esposa, Regina Mercadante. O casal idealizou e realiza o projeto audiovisual Espiritismo e Mediunidade.

No capítulo anterior, descreveram-se as manifestações físicas, simbolizadas pelas mesas girantes. De partida, agora, Allan Kardec faz uma distinção essencial. Esses fenômenos são perfeitamente explicáveis pela física. Trata-se de pancadas, movimentações de objetos etc. que não guardam um teor lógico.

Diferentes são as interações inteligentes. O codificador conceitua o que são elas e como distingui-las das primeiras. Há um sentido racional na comunicação. Ou seja, ela não resulta de mera obediência a evocações ou à vontade dos participantes da sessão.

Sendo uma manifestação com “vontade própria”, constitui resultado inteligente. Assim como inteligente é sua causa. Foi a partir dessa percepção que Kardec iniciou o trabalho de intercâmbio que alteraria as convicções filosóficas do ocidente.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment