X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 37

Após esclarecimentos teóricos sobre a mediunidade, Allan Kardec volta-se ao elementar. Agora, no capítulo V, ele passa a dissertar sobre as pancadas e ruídos produzidos por Espíritos. “Das Manifestações Físicas Espontâneas” vai tratar desses casos. São as desse tipo as mais simples e mais frequentes, de acordo com o texto.

Esta série dedicada a “O Livro dos Médiuns” tem produção de Marcelo Uchôa e de sua esposa, Regina Mercadante. O casal é o responsável pelo projeto Espiritismo e Mediunidade, que realiza outros estudos em vídeo.

Marcelo destaca neste episódio um fato vivido por Kardec bastante conhecido. Ele próprio o descreve no capítulo. Estava trabalhando certa noite em seu escritório quando iniciou o barulho. Na época, o codificador iniciava a organização das ideias que culminaram em “O Livro dos Espíritos”. Foram cerca de quase quatro horas ininterruptas de pancadas.

O apresentador ressalta cautela nos casos dos ruídos. Se são percebidos, devem ser tomados como fenômenos mecânicos a princípio. Pode ter sido o vento a derrubar um objeto ou um animal que passou. Entretanto, se o barulho descreve padrões lógicos, sua causa pode ser inteligente.

Ananias:
Leave a Comment