X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 54

O capítulo XI de “O Livro dos Médiuns” trata da sematologia e da tiptologia. Tratam-se, respectivamente, do estudo das mensagens advindas de sinais e das pancadas físicas. Essas foram as formas de comunicação que se espalharam em meados do século XIX e popularizaram as “mesas girantes”.

Marcelo Uchôa dedica o episódio à apresentação dos modelos. Sua referência, claro, são os escritos de Allan Kardec. E as descrições soam bastante curiosas. Apesar de se tratarem de processos rudimentares, não estão restritos a Espíritos inferiores.

A respeito do uso das mesas em reuniões mediúnicas, o codificador explica dois métodos. O primeiro denomina “tiptologia por básculo”. Nesse caso, a mesa de três pés fica inclinada, tendo apenas dois deles ao chão e o terceiro, suspenso. Este último pé efetua as respostas objetivas por meio de pancadas no piso, abaixando-se e reerguendo-se continuamente.

A outra técnica é a “tiptologia alfabética”, que funciona como uma roleta. Ao longo do perímetro de um disco fixado sobre a mesa são dispostas as letras. Ao centro desse disco, uma agulha gira livremente por indução mediúnica e aponta as letras em sequência que formarão as palavras.

Ananias:
Leave a Comment