X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 58

Na sequência do estudo do capítulo 14, Marcelo Uchôa apresenta novos conceitos. Em “Médiuns”, como já indica o título, Allan Kardec trabalha itens centrais do livro. No trecho em análise neste episódio, expõe-se a diferença entre os perfis “facultativo” e “voluntário”.

O primeiro tipo descreve o médium que tem consciência de sua sensibilidade. Ele a direciona para o trabalho de intercâmbio segundo determinadas condições. Já o segundo está mais associado aos fenômenos espontâneos. Isso porque o medianeiro não possui o controle de suas faculdades.

Marcelo ressalta que, no capítulo, a categorização de Kardec se estrutura sobre as manifestações físicas. Assim, trata eminentemente do perfil facultativo. E o codificador faz uma ressalva importante sobre as comunicações por pancadas nas mesas ou por outros objetos. Ele afirma que a tiptologia é um meio, um veículo. Entretanto, o teor da comunicação possui caráter moral.

No vídeo, Marcelo volta a recomendar o estudo do capítulo a todos os tarefeiros das reuniões mediúnicas, em qualquer função. Esta série é produzida por ele e pela esposa, Regina Mercadante. Ela faz parte do projeto Espiritismo e Mediunidade.

Ananias:
Leave a Comment