X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 59

Marcelo Uchôa ressalta mais uma vez o caráter central do capítulo 14 para o livro. Nele, intitulado “Médiuns”, Allan Kardec trabalha com conceitos, atributos e tipos de mediunidade. E, neste episódio, são apresentados os médiuns ouvintes, os falantes e os sensitivos.

Este último se caracteriza por perceber fisicamente a proximidade de um Espírito. Arrepios, mal-estares e até a sensação de odores – agradáveis ou não – são alertas da presença. A categorização já aponta as propriedades do ouvinte e do falante. Para se comunicar, a espiritualidade utiliza-se das estruturas orgânicas do intermediário que forem mais desenvolvidas: as da audição ou da fala.

Marcelo vai trazendo as descrições do texto e comentando. Mas, antes, lê uma importante distinção feita por Kardec. Ela diz respeito aos fenômenos físicos. Não é porque estes se verificam que se deve inferir a ocorrência de intercâmbio mediúnico.

As pancadas e a movimentação de objetos, por exemplo, podem decorrer simplesmente da ação do fluido magnético animal de um encarnado. O que certifica a comunicação espiritual, ensina ele, é o fato de o fenômeno ter como efeito uma mensagem lógica.

Ananias:
Leave a Comment