X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 65

No episódio, Marcelo Uchôa trata dos médiuns de efeitos intelectuais. Essa é uma das duas grandes categorias segmentadas por Allan Kardec. A outra é a dos de efeitos físicos.

Assim, a série dá sequência ao estudo do capítulo 16 de “O Livro dos Médiuns”. É nele que se explicita a distinção conceitual e os gêneros de mediunidade dentro de cada grande grupo. O codificador trabalha essa exposição, como denominou, em um quando sinóptico.

Marcelo detalhou os intermediários das manifestações físicas no episódio passado. Os de efeito intelectual diferenciam-se dos primeiros porque o Espírito comunicante acessa mecanismos cerebrais ou informações da memória do médium.

Por esse princípio, Kardec classifica 11 tipos de intercâmbio de caráter intelectivo. Todos eles são sucintamente descritos. Fazem parte do grupo a escrita, a vidência, a audiência, a fala, a inspiração, o pressentimento, a profecia, o sonambulismo, o êxtase, a pintura, o desenho e a música.

E Marcelo faz uma ressalva muito importante. Todas essas atividades só se configuram mediunidade com a verificada participação de um ente desencarnado na manifestação.

Ananias:
Leave a Comment