X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 66

A série sobre “O Livro dos Médiuns” segue com foco no capítulo 16. Nele, Allan Kardec oferece um quadro sinóptico dos intermediários. Isto é, organiza os médiuns por categorias considerando o tipo de mediunidade e o grau de consciência no intercâmbio.

Nesse esforço de síntese e fixação, explicita-se seu caráter de pedagogo. Marcelo Uchôa apresenta no início do episódio um organograma ou mapa mental que desenvolveu a partir dessa sistematização feita pelo codificador.

Foram já detalhadas as 10 subcategorias dos medianeiros de efeito físico e as 11 dos de efeitos intelectuais. Então, Kardec esmiúça os médiuns escreventes ou psicógrafos. É conhecido o apreço intelectual que ele dedicava a esse gênero. Basta considerar o fato de que a Codificação estruturou-se sobre comunicações por psicografia.

Marcelo inicia essa descrição dos escreventes por tipo de execução. Ou seja, pela maneira com que operam para o intercâmbio. Três deles já haviam sido apresentados: os mecânicos, os semimecânicos e os intuitivos. Outros três são peculiares: os polígrafos, os poliglotas e os iletrados.

Ananias:
Leave a Comment