X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 68

Allan Kardec dedica uma atenção especial aos psicógrafos no capítulo 16 de “O Livro dos Médiuns”. Nele, o codificador oferece um quadro de resumo do conteúdo trabalhado até aquele ponto. E promove diversas classificações dos médiuns. Aqueles que se dedicam à escrita são categorizados por cinco critérios específicos.

Este episódio traz o terceiro esforço de agrupamento realizado pelo professor Rivail. Nos anteriores, Marcelo Uchôa apresentou os grupos de médiuns escreventes segundo o tipo de execução do intercâmbio e segundo o grau de desenvolvimento da mediunidade. Agora, trata das categorias por gênero de mensagem.

Trata-se de uma distinção muito curiosa. O caráter do texto é que vai determinar o tipo de psicógrafo. Kardec separa os médiuns escreventes em 11 grupos: versejadores, poéticos, positivos, literários, incorretos, historiadores, científicos, receitistas, religiosos, filósofos ou moralistas e os de comunicações triviais e obscenas.

Marcelo apresenta e exemplifica cada um. E se recorda da excepcionalidade da produção mediúnica de Chico Xavier, que se enquadrava em diversos deles.

Ananias:
Leave a Comment