X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 81

A série sobre “O Livro dos Médiuns” despediu-se do capítulo 17 e atinge o 18 neste episódio. Seu título é “Dos inconvenientes e perigos da mediunidade”. Apesar de curto, apenas três páginas, Marcelo Uchôa destaca sua importância para o estudo do intercâmbio.

De forma geral, Allan Kardec trata das consequências da atuação mediúnica para a saúde física e psíquica do médium. Para tanto, fez perguntas aos benfeitores. Metade dessas respostas é analisada neste estudo.

Se atualmente ainda há dúvidas sobre o assunto, na época da Codificação, de certo, as hipóteses infundadas eram mais difundidas. Será que o contato frequente com “os mortos” pode levar à loucura? E a exaustão física e até a desencarnação podem derivar da mediunidade?

As respostas da espiritualidade são tranquilizadoras. Por si, o dom não é maléfico nem benéfico. Entretanto, abusos, intensidades emocionais e propensões orgânicas do medianeiro podem resultar em adoecimento. Mas, nesse caso, o intercâmbio seria somente o gatilho. De toda forma, como frisa Marcelo, o título do capítulo não confirma: há inconveniências e perigos.

Ananias:
Leave a Comment