X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 17

O episódio da série “O Livro dos Espíritos” é reservado à análise do item X da Introdução. Marcelo Uchôa esclarece que, nele, Allan Kardec dá continuidade ao tópico anterior. Ele responde objeções de pessoas respeitáveis direcionadas especialmente ao fenômeno de intercâmbio.

Para melhor compreensão da discussão, Marcelo retoma alguns temas anteriores. As críticas comumente feitas por homens de ciência partem de premissas materiais. Isso porque a matéria e sua ponderabilidade constituem a natureza desse saber científico. Como, então, abordar por esse viés epistemológico o Espiritismo, de essência metafísica? O codificador já havia ressaltado essa incompatibilidade.

Especificamente, Kardec vai tratar da hipótese de serem sempre entidades malfazejas a se comunicarem pela mediunidade. Ele refuta e ressalta que esse equívoco pode derivar de uma amostra falha. Alguém participa de sessões em que somente Espíritos maus se manifestam. Então, conclui ser essa uma constância.

Além disso, o professor de Lyon se utiliza de uma argumentação lógica irretocável para rebater a hipótese. Como Deus seria perfeitamente bom se apenas os desencarnados maus se comunicassem ou se Ele fosse incapaz de conter essa exclusividade?

Ananias:
Leave a Comment