X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 19

A identidade dos Espíritos é um dos pontos mais delicados da prática do Espiritismo. Esse alerta é do próprio Allan Kardec. Ele dedicou um item da Introdução de “O Livro dos Espíritos” para tratar do tema, o de número XII, trabalhado neste episódio.
Marcelo Uchôa aproveita para fazer uma correlação na Codificação. O item dialoga fielmente com o capítulo XXIV de “O Livro dos Médiuns”. Afinal, como saber se uma determinada mensagem foi, de fato, transmitida pela entidade que a assina?
Essa discussão recebeu destaque no episódio anterior, pois guarda relação com um questionamento endereçado ao codificador. Tinha-se a impressão de que somente desencarnados famosos se comunicavam. Kardec refutou a hipótese, evidentemente.
Na sequência, apresentou métodos de averiguação. Eles são de dois escopos. Uns tratam da linguagem e da forma. Daí, no caso da escrita, convém verificar a caligrafia do signatário quando encarnado. Algum cacoete ou expressão típica também ajudam na identificação. Assim como detalhes particulares da vida do autor. Nesse aspecto, Marcelo cita as cartas consoladoras recebidas por Chico Xavier.
Já o segundo escopo de averiguação de identidade diz respeito ao conteúdo da mensagem. É ele quem vai atestar a índole moral e a reputação intelectual do comunicante.

Ananias:
Leave a Comment