X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 30

O episódio abre o estudo do capítulo IV da primeira parte de “O Livro dos Espíritos“.  Curiosamente, Allan Kardec produziu um texto para introduzir o tema principal. Nele, diferencia os seres orgânicos dos inorgânicos. Eis o ponto de partida para a apresentação do “Princípio Vital”.

Trata-se de um conceito muito importante para a compreensão das “causas primárias” segundo a perspectiva da terceira revelação. Os benfeitores respondem, ao tratar do conceito, questões-chave. Por exemplo, o que confere vida a uma planta ou a um animal que não se observa em uma pedra?

Marcelo Uchôa faz um paralelo esclarecedor entre as respostas e noções das ciências naturais e da filosofia. E faz uma observação: as perguntas do codificador no trecho formam uma progressão lógica, um aprofundamento investigativo.

Assim é que os Espíritos expõem todo um campo novo de conhecimento sistematizado. Eles conceituam o princípio vital, falam de sua origem e constituição. Além disso, tratam da interação entre esse fluido transformado e o organismo dos seres. “Não dissemos que esse agente sem a matéria não é a vida? A união dos dois é necessária para produzir a vida”, informa a questão 67.

Ananias:
Leave a Comment