X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 31

“Das Causas Primárias” constitui a primeira parte de “O Livro dos Espíritos“. Nas questões que a engloba, os benfeitores respondem sobre Deus, os elementos do universo, como o fluido cósmico, e a origem dos planetas e dos seres.

Esse trecho inicial se divide em quatro capítulos. “Do Princípio Vital” é o último. Marcelo Uchôa iniciou seu estudo no episódio passado. E dedicará mais este e o próximo a ele. Aqui ele trata de um conteúdo fundamental, embora curto: a vida e a morte.

O que causa a morte de um ser vivo? O que acontece com o corpo material e com o princípio vital quando o indivíduo morre? Essas são algumas das questões feitas por Allan Kardec. Interessante perceber, no diálogo, o emprego da analogia do mecanismo – um relógio, por exemplo – para se descrever os fenômenos que ocorrem com o organismo dos animais e dos vegetais.

Marcelo associa seus conhecimentos de ciências naturais para análise dos tópicos. Cita, por exemplo, o pensamento de Antoine Lavoisier: “Na natureza, nada se cria, nada se perde; tudo se transforma”. Essa é a ideia que conclui o trecho, especificamente a questão 70 e o texto de síntese do codificador. Ele adota as noções de mecânica e elétrica para descrever a associação do fluido vital com o organismo, princípio da vida orgânica.

Ananias:
Leave a Comment