X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 34

Os Espíritos “estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos.” Mas, afinal, o que é o plano espiritual? Onde termina ele e inicia o material? Como os dois interagem? E qual é o principal?
Os benfeitores imortais respondem a Allan Kardec sobre o “Mundo normal primitivo”. O trecho é curto, composto por apenas quatro questões. Mas traz conceitos basilares para o Espiritismo.
Este universo, esta realidade imaterial e invisível para a maioria dos encarnados, é o tema deste episódio. A série apresentada por Marcelo Uchôa entrou numa nova fase. Ela se dedica à segunda parte de “O Livro dos Espíritos” desde o episódio passado. E, dela, o capítulo I intitula-se “Dos Espíritos”.
E o título escolhido pelo codificador para o trecho em análise aqui diz muito do conteúdo. Mundo normal primitivo indica que a realidade espiritual (ou espírita, ou dos Espíritos) constitui a inicial, a elementar e a mais fundamental para os seres humanos.
Para apresentar e explicar essa dimensão, Marcelo lança mão de uma narrativa clássica. O Mito da Caverna, de Platão, está em “A República”. Trata-se de uma das alegorias mais conhecidas e importantes da filosofia ocidental. E traduz muito bem a condição descrita pelos Espíritos acerca das duas realidades paralelas que coexistem.

Ananias:
Leave a Comment