X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 35

Os Espíritos têm uma forma específica? Eles podem se dividir? Ou seja, são capazes de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo? Um objeto, como uma cadeira, é capaz de obstacularizar sua movimentação? E com que velocidade se movem?
Essas são, grosso modo, as questões analisadas neste episódio. A série com Marcelo Uchôa estuda o primeiro capítulo da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. Seu título é, nada mais, nada menos, “Dos Espíritos”.
Nele, Allan Kardec investiga a origem, a destinação e os atributos do “princípio inteligente do universo”. Assim, esse trecho da obra traz conceitos doutrinários fundamentais. As respostas apresentadas neste vídeo, inclusive.
A respeito das perguntas do codificador, observa-se que os benfeitores trabalham com uma dualidade em suas colocações. Há uma capacidade de percepção por parte dos encarnados e outra por parte dos desencarnados sobre as formas, as cores, a opacidade e a movimentação espiritual.
Além disso, ficam patentes nas respostas a restrição da linguagem humana e da possibilidade de compreensão. Os mentores recorrem a analogias para se fazerem entender. À época, o conhecimento que se tinha sobre as propriedades da matéria e da luz, por exemplo, não são as mesmas que se tem hoje. E Marcelo tem o mérito de fornecer essa atualização, emoldurando o conteúdo com noções científicas contemporâneas. Na parte final do episódio, ele tira algumas dúvidas dos internautas.

Ananias:
Leave a Comment