X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 37

Estamos no capítulo I da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. Seu título, “Dos Espíritos”, evidencia sua grande importância na constituição dos conceitos elementares da Doutrina. E, neste episódio, Marcelo Uchôa se dedica a um trecho significativo, de fato.
Na escala espírita, Allan Kardec descreve e classifica os tipos de Espírito segundo o grau de aperfeiçoamento moral. Trata-se de uma construção fundamental no escopo de conhecimentos da terceira revelação.
Contudo, antes, na sequência do capítulo, há uma série de questões em que os benfeitores tratam dessa tipificação. Foi delas que o codificador retirou as diretrizes para a escala. Marcelo as apresenta e comenta neste vídeo.
O trecho se intitula “Diferentes Ordens de Espíritos”. E, apenas por essa informação, compreende-se que os indivíduos não são moralmente equivalentes. Os mentores asseveram não haver separação nítida entre grupos, que progridem como as cores de um arco-íris, com transições. De toda forma, identificam três em seus aspectos gerais.
São eles os puros, os bons e os imperfeitos. Então, com perguntas específicas, Kardec solicita descrições dessas ordens. E Marcelo traz noções da filosofia para ilustrar algumas das características.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment