X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 38

Allan Kardec apresentou a divisão geral dos Espíritos exposta pelos benfeitores. Depois, dispôs a sua escala espírita. Essa classificação foi criada e descrita pelo codificador. E é item essencial no conjunto de conhecimentos do Espiritismo.
Marcelo Uchôa entra nesse conteúdo no episódio. E dará prosseguimento no próximo. Com auxílio de noções científicas, ele começa conceituando uma escala. Trata-se de uma gradação construída segundo a variação de determinada grandeza. No caso, nas palavras do próprio Kardec, o grau de adiantamento moral dos indivíduos.
Aliás, são esclarecedoras as justificativas apresentadas pelo professor de Lyon na abertura do item. Ele explica que a escala se estrutura conforme qualquer sistema de classificação da ciência. Ou seja, baseia-se em definições particulares, mas que exigem método.
No vídeo, Marcelo trata dessa introdução e da terceira ordem, a dos Espíritos imperfeitos. Ele lê e comenta as descrições de suas cinco classes. E ressalta uma questão importante. Estamos estudando “O Livro dos Espíritos“, que, assim como a escala, diz respeito a todos nós, não somente aos desencarnados.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment