X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 40

O episódio marca a conclusão do estudo da escala espírita. Nela, a partir dos esclarecimentos dos benfeitores, Allan Kardec classifica os Espíritos em três ordens. Da terceira para a primeira, são elas a dos imperfeitos, a dos bons e a dos puros.
Nos vídeos anteriores, Marcelo Uchôa se dedicou às duas relativamente inferiores. Apresentou e descreveu as cinco classes dos imperfeitos e as quatro dos bons. Aqui, trata exclusivamente dos puros. O codificador não subdividiu essa ordem, diferentemente das outras.
Possuem esses Espíritos incontestável superioridade moral e intelectual. Carregam uma trajetória de mais completa experiência em comparação aos demais. Nenhuma influência exerce sobre eles a matéria. São os ministros e os mensageiros de Deus. Ou seja, incluem-se nesse grupo os cristos e os arcanjos.
Marcelo reconhece nossa impossibilidade de compreender com clareza tais características. Ele propõe um diálogo interessante da descrição com a filosofia de Platão relativa aos ensinos de Sócrates. Na história, temos o modelo de Jesus, o único conhecido da humanidade, segundo o texto. E seu legado abre campo a muitas reflexões a respeito do tema.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment