X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 43

O episódio abre o estudo do capítulo “Da Encarnação dos Espíritos“. Ele é subdividido em três partes: objetivo da encarnação, alma e materialismo. Aqui, Marcelo Uchôa se dedica integralmente ao tópico inicial.
Ele compreende somente duas questões: 132 e 133. Contudo, seu conteúdo é basilar para o conhecimento espírita. Por que o Espírito encarna? E mesmo aquele que se dedica exclusivamente ao bem deve se servir de um corpo material e passar pelas dificuldades impostas pela matéria? As perguntas formuladas por Allan Kardec são profundas e de interesse ancestral do ser humano.
Marcelo inicia sua análise trabalhando alguns termos: objetivo, perfeição, expiações e provas. Inspirado pelo clima das Olimpíadas, ele lança mão da analogia do atleta para se referir à trajetória evolutiva do indivíduo e à necessidade de perseverança.
Novamente, os benfeitores destacam a origem simples e ignorante do Espírito. A duração e a natureza de sua caminhada são de livre escolha. E os percalços, explicam, as mais das vezes, resultam das imperfeições individuais. “Quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment