X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 44

Alma é uma palavra de sentido amplo. Pode dizer respeito a um conceito metafísico. Como pode assumir significado simbólico, traduzindo a essência de determinada coisa, por exemplo.

Não à toa Allan Kardec dedicou-se a esse vocábulo na introdução de “O Livro dos Espíritos“. Naqueles itens, trouxe várias compreensões e as associou às correntes filosóficas ou religiosas correspondentes.

Neste episódio, a série dedicada à obra-mãe do Espiritismo volta a focalizar a alma. Ela ocupa a parte central – e mais extensa – do capítulo “Da Encarnação dos Espíritos”. Este é o segundo da segunda parte do livro. E, aqui, Marcelo Uchôa lê e comenta 12 questões.

Ou seja, é um trecho denso, repleto de noções básicas. Os benfeitores reconhecem a dificuldade de compreensão precisa do termo em razão do seu amplo uso corrente. Entretanto, definem que alma é o Espírito encarnado. Assim, explicam a interação dela com o corpo físico, tratando do perispírito e do fluido vital.

Eles destacam ainda, em suas respostas, algumas propriedades do princípio inteligente quando se utiliza de um corpo. E reforçam sua unicidade e indivisibilidade. Na parte final do vídeo, Marcelo tira algumas dúvidas dos internautas.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment