X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 45

As reflexões sobre o materialismo encerram o capítulo “Da Encarnação dos Espíritos”. Esse é o segundo da segunda parte de “O Livro dos Espíritos”. Os benfeitores já haviam respondido a respeito dos objetivos de se encarnar e da conceituação de alma.
O trecho engloba apenas duas questões e um relativamente extenso comentário de Allan Kardec. O codificador parte do comportamento dos anatomistas e fisiologistas para formular as perguntas. Por que esses cientistas tendem a refutar a existência de uma inteligência independente e superior ao corpo quando seus estudos deveriam demonstrar o inverso?
Mas, para abrir o episódio, Marcelo Uchôa faz uma introdução acerca do conceito. Materialismo também é um termo de uso comum na sociedade, inclusive nos movimentos religiosos. Contudo, seu emprego pode não guardar respeito à compreensão conforme a filosofia.
Então, Marcelo toma de trechos de Platão e Aristóteles. E ressalta o entendimento segundo o qual as sensações materiais constituem, se não o único, o principal meio de interpretação e apropriação do mundo e da vida.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment