X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 46

A imortalidade constitui senso comum do ser humano, ainda que inconsciente. O Cristianismo e diversas doutrinas espiritualistas creem não cessar a vida com a morte do corpo físico. E o Espiritismo foi capaz de provar esse princípio por meio de seus experimentos mediúnicos.

A alma após a morte é o foco deste episódio. O tema abre o capítulo III da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. Ele tem por título “Da volta do Espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual”.

Marcelo Uchôa salienta um detalhe importante. Para a Doutrina Espírita, conforme atesta o item em estudo, a morte existe, visto que a experiência corpórea tem fim com a extinção do fluido vital. “O que não existe é o morto”, explica, pois a vida espiritual é infinita.

Ele abre o vídeo citando um trecho de “Fédon”, de Platão. Nesse diálogo, Sócrates trata da essência imaterial do ser, da progressão da existência na erraticidade e das aquisições intelecto-morais imperecíveis. Então, Marcelo apresenta as respostas dos benfeitores às questões de Allan Kardec. Eles não só atestam a imortalidade, como falam da preservação da individualidade e da identidade de cada Espírito.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment