X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 48

O item “Perturbação Espiritual” apenas três questões e um comentário de Allan Kardec. Ele fecha “Da Volta do Espírito, extinta a vida corporal, à vida espiritual”. Este, o terceiro capítulo da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. E, também, o tema deste episódio da série.

O fenômeno em análise se dá na sequência do desenlace. O indivíduo recém-desencarnado leva algum para se compreender na nova condição. Assim, fica confuso, como alguém que pernoita em uma casa diferente e acorda de madrugada sem reconhecer onde se encontra.

O codificador pergunta se a duração do período de perturbação é o mesmo para todos os que desencarnam. E também questiona se o conhecimento dos princípios espíritas auxilia para encurtar essa fase de transição. Os benfeitores salientam que a vida reta e a consciência pura são os melhores aliados em tal circunstância.

Marcelo Uchôa comenta as respostas e a síntese de Kardec. Além disso, volta a visitar a obra “Fédon”, de Platão. Em seus diálogos, Sócrates trata explicitamente da imortalidade e da independência da essência em relação ao corpo. Ensina aos interlocutores sobre a preexistência da alma e as ideias inatas que são recobradas ao longo da vida.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment