X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 49

“Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos” é a segunda e mais extensa das quatro partes de “O Livro dos Espíritos“. Neste episódio da série dedicada à obra, Marcelo Uchôa inicia o estudo do quarto capítulo dessa porção.

Seu título é “Da Pluralidade das Existências”. Fica claro que o tema central é a reencarnação. Também se funda no texto o princípio de que o aperfeiçoamento do Espírito se dá, necessariamente, por meio de suas múltiplas vidas físicas.

O ápice do ser verifica-se em sua pureza ou sua perfeição, conforme explorado por Allan Kardec anteriormente. Aqui, ele busca compreender como as sucessivas encarnações operam esse processo de purificação progressiva. Mas a necessidade de reencarnar é infinita? Ou, se há uma quantidade limite, é equivalente para todos?

Marcelo percorre as questões com muita atenção em algumas palavras, como o verbo sofrer e os substantivos transformação e expiação. Sentiu a necessidade de recorrer ao original francês. E ilustra seus comentários com noções da história da ciência.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment