X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 50

O episódio se dedica a apenas uma questão de “O Livro dos Espíritos“, a 171. Mas, por sua importância, o teor demanda reflexões e conduz a desdobramentos. Além disso, Allan Kardec reserva a ela um comentário extenso.
“Em que se funda o dogma da reencarnação?”, pergunta o codificador. E a resposta trabalha o caráter de justiça em que se firma a multiplicidade das encarnações. O item está no capítulo IV da segunda parte da obra: “Da Pluralidade das Existências”.
Antes de acessar esse conteúdo, Marcelo Uchôa trabalha algumas ideias. Ele entendeu ser necessária essa exposição para melhor entendimento do estudo. Assim, elucida e diferencia os conceitos de justiça, direito, moral e ética. E, no tocante a eles, destaca a dimensão humana e a divina.
Afirmam os benfeitores que “o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento”. Dessa forma, a beatitude sem esforço ou a condenação eterna não condizem com a bondade perfeita de Deus. E Kardec salienta serem as novas oportunidades de viver o único meio de se reparar o passado com vistas à esperança no futuro. Marcelo responde as dúvidas dos internautas na parte final do vídeo.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment