X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 69

O estudo sequencial de “O Livro dos Espíritos” trata de um assunto seminal. O episódio se dedica ao entendimento da “União da alma e do corpo” ou, em suma, da encarnação. Os benfeitores explicam como e em que momento se dá essa junção. E apontam as condições em que se pode considerar estar o Espírito encarnado.

Esse conteúdo está no capítulo VII da segunda parte da obra. Marcelo Uchôa trabalhou os tópicos acerca do “Prelúdio da volta” no episódio anterior. Neste, inicia resgatando a distinção conceitual de alma e Espírito.

Ao longo da leitura dos itens, ele chama a atenção para as diferentes fases que compreendem o processo. Ainda que a união se verifique no ato da fecundação e da formação do zigoto, a encarnação “só se completa por ocasião do nascimento”.

As respostas esclarecem acerca do grau de consciência do reencarnante durante a gestação e logo após o nascimento. Esclarecem quanto à razão dos fetos que não se desenvolvem e dos natimortos. Nesses casos, há uma alma envolvida? Quais as consequências para o Espírito e os pais que se frustram? O aborto provocado é outra abordagem no trecho. E os mentores são taxativos quanto a considerarem-no um crime perante a Lei de Deus.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment