X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 70

O estudo de “O Livro dos Espíritos” avança no capítulo VII da segunda parte: “Da Volta do Espírito à vida corporal”. No trecho em análise neste episódio, Allan Kardec investiga a origem e as expressões das “Faculdades Morais e Intelectuais do Homem”. O conjunto compreende apenas seis questões. Contudo, confirma impressões ancestrais sobre o assunto.

Antes de comentar as respostas, Marcelo Uchôa cita correntes teóricas majoritárias do século XX que se voltaram para a formação educacional e emocional do ser humano. As questões da obra-mãe do Espiritismo jogam luz para o protagonismo do Espírito nesse processo.

A constituição genética e a corporal são importantes para que o indivíduo se forme. Bem como a influência da família e das condições sociais em que ele se insere. Entretanto, nenhum fator prepondera mais do que a individualidade que evolui ao longo de múltiplas encarnações.

Isso explica a diversidade de caracteres e aptidões. E também ajuda a entender como alguém tão inteligente pode apresentar conduta imoral ou perversa. Ou ainda como uma pessoa pode deter tantas habilidades diferentes a ponto de se cogitar que mais de um Espírito habite aquele corpo.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment