X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 71

O episódio de “O Livro dos Espíritos” estuda a influência do organismo. Esse é um dos tópicos do capítulo VII da segunda parte da obra, “Da Volta do Espírito à vida corporal”.

Apesar de conciso, o trecho guarda instruções basilares da Doutrina. Ele compreende apenas quatro questões. Ao fim, Allan Kardec faz jus ao ofício de professor e conclui com analogias claras a abordagem do tema.

Antes de ler o conteúdo, Marcelo Uchôa explora o termo influência. Ele detalha o conceito da perspectiva do Espiritismo. Diz respeito, em especial, à capacidade de desencarnados afetarem as decisões e as ações dos encarnados.

Sobre o Espírito e o corpo que ocupa, os benfeitores esclarecem uma relação de influência dupla. O primeiro se manifesta pelo segundo. No mesmo sentido, são os caracteres da essência inteligente que imprimem a boa formação e o bom funcionamento dos órgãos.

Além disso, ressalvam não se confundir causa e efeito. Emanam da essência espiritual as manifestações intelectuais e morais. De toda forma, o organismo constitui cerceamento à liberdade do ser, como um “vidro muito opaco”.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment