X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 72

Por que algumas pessoas, desde o nascimento, padecem de graves comprometimentos mentais? A que se deve uma paralisia ou uma síndrome severa? E, na fase adulta, que motivos explicam o surgimento de transtornos psiquiátricos?

Este episódio traz as razões espirituais dessas diversas formas de obstrução das potências mentais pela limitação corporal. Marcelo Uchôa lê e comenta as questões do item “Idiotismo e Loucura”, de “O Livro dos Espíritos“. Elas fazem parte do capítulo VII da segunda parte da obra: “Da Volta do Espírito à vida corporal”.

Os benfeitores são bastante claros ao apontarem o caráter expiatório nessas condições. Tratam-se de Espíritos que, em encarnação passada, abusaram de seus atributos intelectuais. Assim, passam por um estacionamento temporário, em benefício do reajustamento moral.

Mesmo gênios, se desviados em suas condutas, podem se submeter a esse tipo de expiação. “Um músico excelente, com um instrumento defeituoso, não dará a ouvir boa música, o que não fará que deixe de ser bom músico.” A partir das respostas, Marcelo ressalta o caráter passageiro da idiotia ou da loucura. Porém, a depender da duração e do impacto da doença, influenciará a trajetória daquele ser.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment