X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 73

Marcelo Uchôa dá prosseguimento ao estudo do capítulo VII de “O Livro dos Espíritos“, “Da Volta do Espírito à vida corporal”. Este episódio é dedicado ao item sobre a infância. Ele reúne as investigações de Allan Kardec a respeito da necessidade dessa fase inicial da encarnação e, durante ela, da experiência do reencarnante.

As respostas destacam a limitação imposta ao Espírito pelo corpo ainda menos desenvolvido, especialmente o sistema neurológico. Em seus comentários, Marcelo chama atenção para a importância dos pais e dos educadores das crianças, já que encontram-se numa condição de maior maleabilidade para orientações morais.

Um ponto significativo do trecho está nas explicações sobre o afloramento das características do indivíduo. A respeito dessa fase, correspondente à saída da adolescência, os benfeitores oferecem uma extensa resposta.

Justificam a candura e a inocência da criança como necessárias ao acolhimento pelos pais. “Ora, esse amor se enfraqueceria grandemente à vista de um caráter áspero e intratável.” Dessa forma, a espiritualidade faz uma síntese sobre a utilidade da infância. Esta é indispensável e “consequência natural das leis que Deus estabeleceu”. Ao fim da exposição, Marcelo tira algumas dúvidas dos internautas.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment